MHC Antígenos
FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS
FISIOTERAPIA
ALEXIA JACOBS
COMPLEXO PRINCIPAL DE HISTOCOMPATIBILIDADE
ANTÍGENOS DOS LINFÓCITOS T
PONTA GROSSA – PR
2013
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS
FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS
FISIOTERAPIA
ALEXIA JACOBS
COMPLEXO PRINCIPAL DE HISTOCOMPATIBILIDADE E ANTÍGENOS DOS LINFÓCITOS T Trabalho apresentado pela aluna Alexia Jacobs do curso de Fisioterapia do 2º Período para a Professora Simoní M. Braatz Valenga.
PONTA GROSSA – PR
2013
MHC e Antígenos dos Linfócitos T
O MHC é uma grande região de genes que codifica moléculas de classe I e da Classe II. São altamente polimórficos, com até 150 ou mais alelos comuns, cujos produtos são expressos nas superfícies de uma variedade de células. Todas as espécies possuem um conjunto de genes denominado MHC, cujos produtos são de importância para o reconhecimento intercelular e a discriminação do que é próprio e não-próprio. Um anticorpo pode reconhecer um antígeno na sua forma livre, as células T só o reconhecem quando associado a moléculas MHC: MHC influencia o repertório da resposta celular T auxiliar e T citotóxico.
Localização e função do MHC
Próprio e não-próprio – Tecido transplantado histocompatível ou rejeitado se é estranho.
Complexo HLA (antígeno leucocitário humano) – MHC localizado no homem, no cromossoma 6 e nos ratos no cromossoma 17.
Haplótipos e Polimorfismo – Uma quantidade de alelos presentes numa dada região genética (haplótipo). Presença de múltiplos alelos num “lócus” genético dentro da espécie-diversidade MHC (polimorfismo).
Classes
MHC Classe I – Todas as moléculas de classe I contêm duas cadeias polipeptídicas separadas, uma cadeia alfa ou pesada, codificada pelo MHC com aproximadamente 44kD no