Competências
Este sistema pode substituir os sistemas tradicionais, baseados no cargo, que ainda hoje são largamente adotados apesar de suas deficiências e desvantagens em relação ao sistema baseados nas competências individuais.
O trabalho explora a transição dos sistemas tradicionais de gestão de pessoas para o
Sistema de Gestão por Competências, de modo a mostrar o funcionamento de ambos, comparando suas vantagens e pontos de atenção.
Dessa maneira, o trabalho analisa os fatores que levaram ao surgimento e popularização do sistema de gestão baseado nos cargos, assim como os fatores que hoje o tornam objeto de várias críticas.
Paralelamente, são mostrados os princípios básicos do sistema de gestão por competências, suas principais vantagens, bem como os fatores que levam à sua adoção.
Em função do exposto nesse trabalho, na primeira parte, objetiva-se conceituar e contar a história da remuneração, na segunda parte, objetiva-se conceituar e explicar a remuneração por competência e na terceira parte, conclui todos os estudos.
2 – AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE CARGOS
(Marcelino P.54) O consultor João Mendes de Almeida cita que a matemática é a parte mais fácil de qualquer trabalho que envolva direta ou indiretamente pessoas. A mesma afirmativa poderia ser registrada como referência às metodologias de avaliação e classificação de cargos utilizadas há tempo pela maioria das organizações privadas que possuem programas formais de remuneração, dada a ênfase nos números e na necessidade destes em contemplar todos os fatores. Atribuídos e/ou características “das pessoas” cujos cargos estão sendo avaliados, como se a classificação e, por seguinte, o padrão de remuneração (classificação) de
16
um cargo pudesse ocorrer por meio essencialmente científico, matemático, sem a