COMPETENCIAS
Introdução
Atualmente, o mundo corporativo vem desenvolvendo-se com extrema rapidez e dinamismo. O trabalhador contemporâneo deve estar atento às mudanças mercadológicas e à globalização, que rege o mundo dos negócios e exige cada vez mais o desenvolvimento de competências e valores inerentes à organização ao qual está inserido.
Não obstante, diversos critérios relacionados à critérios comportamentais são observados dentro do mundo e da ótica empresarial. Cada vez mais as empresas buscam dentro do contexto do desempenho, melhores colaboradores. Diante da necessidade de rápidos resultados gerenciais, os profissionais devem estar cada vez mais antenado ao modo de desenvolver negócio e às perspectivas externas do mesmo, verificando a e melhor forma de interagir e contribuir para os resultados.
Desenvolvimento
Diante da avaliação e levantamento de competências, podemos observar a matriz C.H.A, como uma forma de desenvolver estudos de lacunas e necessidade de desenvolvimento de indivíduos nas organizações. O “C” representa os conhecimento, que são relacionados aos saberes, conhecimentos técnicos do profissional. Diante da letra “H”, temos as habilidades, que consiste no “saber fazer” do profissional. Esta competência está relacionada com a experiência do profissional, e irá dizer sobre a qualidade do trabalho desempenhado. O último grupo de competências, representada pela letra “A” são as atitudes. Estas, estão intimamente ligadas com o comportamento do profissional, e são as competências mais procuradas dentro de seleções e programas de contratação de profissionais.
A qualidade do trabalho, está diretamente relacionada com a capacidade do profissional integrar as áreas de conhecimento relacionadas a seus conhecimentos, habilidade e atitudes. Um profissional que tem conhecimento técnico, alia seu modus operandi à sua experiência no desenvolvimento das tarefas. As atitudes entram no modo de se relacionar com os demais indivíduos da