Solos da Região Norte
Norte
Alice de Jesus Caldeira
Elismar Alves dos Santos
Leonardo Sartori
Lucas Souza Novais
Mayara Rodrigues Marques
Messias Gomes Pimentel
Como é formado um solo?
Os solos são formados pela decomposição das rochas, que ocorre sob a ação da água que provém das chuvas e dos rios. Em áreas quentes e úmidas como a Região Norte, os solos podem ser profundos, pois a ação do calor e da água é bastante intensa sobre as rochas.
A Região Norte é a maior das cinco regiões do Brasil definidas pelo
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
(IBGE) em 1969, com uma área de
3 853 676,948 km², cobrindo 45,25% do território nacional, sendo superior à área da
Índia e pouco inferior à União Europeia. Sua população, de acordo com o IBGE, era de 17,2 milhões de habitantes em 2014, equivalente à população do Chile, e seu IDH médio, próximo ao da Venezuela, país com qual faz fronteira ao norte. Em comparação com as outras
É formada por sete estados: Acre, Amapá, Amazonas,
Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Suas maiores e principais cidades são Manaus, Belém e Porto Velho.
A região Norte é um território de planícies e baixos planaltos, de clima equatorial, calor permanente e alto teor de umidade, com predominância de solos profundos, altamente intemperizados.
Na Região Norte, observam-se baixos níveis de suscetibilidade nas várzeas do rio Amazonas e seus afluentes, bem como nos baixos platôs, onde se desenvolvem solos argilosos ou muito argilosos, muito profundos, porosos, geralmente em relevo plano. http://www.uff.br/cienciaambiental/biblioteca/geobrasil/solos. pdf
Figura 7. Solos-paisagens na região norte do Brasil
Características dos solos
No Brasil, as classes Latossolos e Argissolos ocupam aproximadamente 58% da área e são solos profundos, altamente intemperizados, ácidos, de baixa fertilidade natural e, em certos casos, saturados por alumínio.
Solos de média a alta fertilidade também ocorrem e são em geral pouco