Climatologia de Montanha - ES
A colonização do território do atual município de Montanha teve início por volta de 1949, quando madeireiros, procedentes da Bahia, internando-se nas matas virgens da região, à procura de madeiras para o comércio, acamparam às margens do córrego Montanha. Surgiu pequeno povoado que, mais tarde, recebeu nos nomes de Comercinho da Palha e, posteriormente Governador Jones dos Santos Neves. Em 1953, o povoado foi elevado à categoria de sede de distrito com a denominação de Montanha, nome do córrego que nasce entre as montanhas de granito, que circundam a cidade.
O Município está localizado na Mesorregião Litoral Norte Espírito-santense, Microrregião Extremo Norte do Espírito Santo, na coordenada geográfica 18° 07’ 33” S e 40º 21’ 46” W, ocupando uma Área de 1.103,7 Km² e apresenta uma altitude de 180 metros. O grande destaque na economia de Montanha é o seu rebanho bovino que é beneficiado pela baixa precipitação da região e distribuição de córregos. O seu rebanho é dividido em 70% para corte e 30% para leite, também está presente a cultura do café, abóbora, milho, feijão, mamão, mandioca, abacaxi, côco-da-baía. O Setor industrial está voltado para o corte da carne e beneficiamento do leite.
1.2 JUSTIFICATIVA
Até o momento nenhum estudo foi realizado por alunos do Curso de Engenharia Ambiental desta Instituição sobre as aptidões e características climáticas do Município de Montanha – ES.
Tendo em vista que a análise dos dados coletados e apresentados serão de suma importância para o entendimento dos meios de culturas utilizados na microrregião, visando novas formas de uso do solo e aspectos.
2 OBJETIVOS
2.1 OBJETIVO GERAL
Pesquisar as características do clima, solo, água do Município de Montanha – ES.
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar os aspectos climáticos;
Identificar os solos na região;
Identificar a hidrografia;
Relacionar as formas de uso do solo;
3. METODOLOGIA
O procedimento metodológico escolhido foi de pesquisas