MEMORIAS POSTUMAS DE BRAS CUBAS
A temática de Machado de Assis envolve desde o uso de citações referentes a eventos de sua época até os mais intricados confitos da condição humana. É capaz de retratar desde relações implicitamente homossexuais e homoeróticas, até temas mais complexos e explícitos como a escravidão sob o ponto de vista cínico do senhor de escravos, sempre criticando-o de forma oblíqua.
No nosso livro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, o autor narra o que seria uma das páginas de fcção mais perturbadoras já escritas sobre a psicologia do escravismo: o negro liberto compra seu próprio escravo para tirar sua desforra.
Brás Cubas: Personagem principal (narrador) - Personagem cujo conta sua história de vida.
Virgília: Filha do comendador Dutra. Amante de Brás Cubas, casa-se com Lobo Neves por interesse. Mulher bonita, ambiciosa, que parece gostar sinceramente de Brás Cubas, mas jamais se revela disposta a romper com sua posição social.
Damião Lobo Neves: Casado com Virgília, homem frio, calculista, sério, ambicioso e supersticioso.
Quincas Borba: Amigo de infância do protagonista e colega de Brás. Quando adulto, passa pelo estado de mendigo, evoluindo depois para flósofo e desenvolve um sistema flosófco.
Marcela: Segundo grande amor de Brás Cubas, uma prostituta de elite. Mulher sensual, mentirosa, amiga de rapazes e de dinheiro.
Sabina: Irmã do Brás Cubas, e como ele, valoriza mais o interesse