O Hip Hop um movimento de rua
517 palavras
3 páginas
O Hip Hop é um movimento de rua, surgido nos Estados Unidos nos anos 70, se destacando nos anos 80. O hip hop é uma fusão de soul, do jazz, do blues. Esse som, vem da periferia e sua finalidade é de protestar e se divertir. O rap, o break e o grafite está onde houver questionamento, sofrimento, violência, alegria e verdade. Podemos citar, James Brown como influência no movimento com a sua música e dança. O Hip Hop, é um tipo de dança que significa mexer os quadris, surgido originalmente na Jamaica e também com a contribuição de Porto Rico e Caribe. Seus componentes usam roupas largas, jaquetas, tênis, ou tocas. O hip hop é constituído por cinco elementos: RAP, BREAK, GRAFITE, DJ e CONSCIÊNCIA. O significado do Rap é ritmo e poesia. O MC, comanda a festa, animando o público, também é o chefe de cerimônia. Faz também duelos de rimas e suas letras geralmente são protestos contra política, repressão contra preconceito por parte da sociedade, da polícia e do estado. Fala também do amor, de fatos contra os crimes ou drogas. Suas letras estão dentro do contexto de cada nação, do estilo de vida de cada autor.
FREE STILLE: Caracteriza-se por uma batalha que há entre os Mc’s rivais, com microfone, uma batida pesada e improvisação de rimas nas letras musicais. Durante a batalha pode haver empate ou prorrogação e vence o melhor.
BEAT BOX: É um som feito com a boca, também existe duelos entre os indivíduos.
GRAFITE: É a arte visual contemporânea. São pinturas feitas em geral nos muros urbanos. Diferentemente da pichação e do vandalismo. Atualmente, muitos artistas confessam já ter sido pichadores.
DJ: Tendo como significado Disc Jockey e, é o responsável musical nos bailes, festas, rádios e nos grupos de rap, fazendo manobras com disco de vinil.
BREAK: Esse estilo surgiu como protesto contra Guerra do Vietnã, onde inúmeros jovens perderam a vida ou voltaram debilitados por conta da guerra. Os B-Boys, dançam representando objetos de destruição e os soldados que retornaram