Fichamento S Ntese

1430 palavras 6 páginas
METODOLOGIA DE PESQUISA
Aluna: Janaina Lamim
Problemática de pesquisa: Como a ação cultural hip-hop, presente nas ruas, pode recuperar o sentido de lugar se apropriando de espaços públicos residuais da cidade?
Página
Ref: TAKAKI, Emila. COELHO,Glauci. A experiência da Ação Cultural Hip-Hop sob o Viaduto de Madureira no Rio de Janeiro. Revista Risco, vol. 08, n. 2, 2008, p.126-137.
126
O texto começa contextualizando o leitor sobre a “morte das cidades”, tese esta debatida por Jane Jacobs, que traz à tona a perda do espaço publico como lugar de encontro, dando apenas lugar para a circulação de automóveis. No Rio de Janeiro, as grandes intervenções rodoviárias fizeram com que estes espaços perdessem a vitalidade, chama pelas autoras de “espaços residuais”. Estes espaços faz com que as ruas tenham apenas identidade de circulação e passagem, teoria citada por Sennette e Augé.
127
Continuando a contextualização; se fez uma breve introdução do Hip-Hop no Brasil, segundo as pesquisas realizadas, este movimento é uma cultura hibrida, ou seja, é uma combinação intercultural, pois envolve todas as manifestações de ruas, desde o Rapper ao Grafite. O Hip-Hop “possui a potencialidade de resgatar ou transformar os espaços residuais da cidade como lugar de vivencia”. A pesquisa foi feita no ano de 2008 através de entrevistas feitas com integrantes da CUFA- Madureira e também em pesquisas nos sites da CUFA e Movimento Black. Ao final de suas argumentações começa a fazer uma introdução sobre a Consideração sobre a cultura; no qual fala que pode ser considerada a cultura como “catalisador” de urbanidades, sendo esta um instrumento para inclusão social.
128
Ainda falando sobre `considerações sobre a cultura'; com citação de Werthein e Gilberto Gil, concluem que a cultura está deixando de ter uma posição suburbana para assumir uma posição estratégica de políticas urbanas, através de projetos sociais que buscam valorizar a cultura local, buscando resgatar a identidade, o envolvimento

Relacionados

  • ABNT
    26248 palavras | 105 páginas