Geografia física, geossistema e estudo integrado da paisagem
BIBLIOGRAFIA
NASCIMENTO, F. R; SAMPAIO, J. L. F. Geografia Física, Geossistemas e Estudos Integrados da Paisagem. Revista da Casa da Geografia de Sobral, Sobral, v. 6/7, n. 1, p179, 2004/2005.
Ficha Bibliográfica
TÍTULO:
Geografia Física, Geossistemas e Estudos Integrados da Paisagem
AUTOR (ES):
Flávio Rodrigues do Nascimento e José Levi Furtado Sampaio GEOGRAFIA FÍSICA, GEOSSISTEMA E ESTUDO INTEGRADO DA PAISAGEM
A Geografia Física estuda a organização dos geossistemas e busca auxílio de outras ciências incorporadas: Geologia, Geomorfologia, Biogeografia, Climatologia, Pedologia e Hidrologia. Tendo característica das ciências naturais, mas tendo uma direção próxima do quadro natural do planeta próximo à Geografia Humana e a Ecologia.
Campo de Aplicação da Geografia Física
Os seus subsistemas naturais e todas as influências dos fatores socioeconômicos, na estrutura e processo do espaço geográfico atuam em planejamento (territórios e regiões; socioambientais) e no ensino.
Importante:
No Brasil a Geografia Física teve influência na década de 60, pelo o surgimento das principais obras “A terra e Homem: bases físicas”, de Aroldo de Azevedo, “Geomorfologia Fluvial” de Antonio Christofolleti, “Domínios Morfoclimáticos da América do Sul” de Aziz Ab’ Saber, “Fundamentos da Geomorfologia” de Margarida Penteado e a “Teoria e o Clima Urbano”; “Análise Rítmica em Climatologia” de Carlos Augusto de F. Monteiro. Fundamentada nas principais obras do início do século XX de Martonne, Sotchava e Artur Stralher.
Análise Geossistêmica: Bases Conceituais
Essa analise tem com objetivo, o estudo dos Geossistemas, pois eles fornecerão as informações sobre a dinâmica da natureza, facilitando e incentivando os estudos, integrado da natureza e as analise ambientais na geografia possibilitando uma pratica de estudo do espaço com a incorporação ação social na interação natural com o potencial ecológico e a exploração biológica.
Fluxograma
Natureza -