Diversos
Fabiano de Lima Marques 6119951
Edna Barbosa de Lima 6259309
Sabrina Adolfo 4790046
Profª
Tecnologia em Construção de Edifícios – 3º S
Depto de Engenharia
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo o estudo e apresentação das características do solo e seus tipos em cada região do Brasil.
O solo é a camada mais superficial da crosta terrestre. Existem diversos tipos de solo os quais variam conforme sua composição, entretanto alguns elementos estão presentes em toda parte do solo, são eles a argila, areia, humus e o calcário misturados. Conforme variam as quantidades dessas substâncias, o tipo de solo varia também.
1. FORMAÇÃO DO SOLO
A camada de rochas na superfície da Terra está, há milhões de anos, exposta a mudanças de temperatura e à ação da chuva, do vento, da água dos rios e das ondas do mar.Com esse processo as rochas vão se fragmentando aos poucos e provocando transformações químicas. Foi assim, pela ação do intemperismo, que, lentamente, o solo se formou.
Os seres vivos também contribuem para esse processo de transformação das rochas em solo.
2. TIPOS DE SOLOS NAS REGIÓES BRASILEIRAS
O tipo de solo dependera de vários fatores entre eles o tipo de rocha matriz que o originou, o clima ao qual ele é exposto, a quantidade de matéria orgânica, a vegetação que o recobre e o tempo que se levou para se formar.
De uma forma geral a argila, areia, húmus e o calcário são encontrados em todos os solos.
Em climas secos e áridos, a intensa evaporação faz a água e os sais minerais subirem. Com a evaporação da água, uma camada de sais pode depositar-se na superfície do solo, impedindo que uma vegetação mais rica se desenvolva.
Já em climas úmidos, com muitas chuvas, a água pode se infiltrar no solo e arrastar os sais para regiões mais profundas.
No Brasil são encontrados quatro tipos de