pedagogia
Pedagogia é a ciência que estuda os processos de aprendizagem no intuito de aperfeiçoar esses processos. Analisando a palavra ao pé da letra, sua origem é grega e significa “condução da criança” e, de fato, a pedagogia inicialmente se referia apenas ao cuidado, ao zelo e à condução da criança. Segundo Ghiraldelli,
Somente com a modernidade a pedagogia se tornou aquilo que conhecemos, efetivamente, por pedagogia. Foi a partir do século XVII que ela começou a deixar de ser a simples ‘condução da criança’, para transformar- se mais decisivamente em teoria e normas educativas para crianças, ou melhor, para a infância. (2006, p. 81)
Já no Brasil a Pedagogia surgiu um pouco mais tarde, como comenta Aranha (2006, p. 15), “A fermentação das discussões pedagógicas no Brasil teve início ainda no final do Império, intensificando-se após a proclamação da República.” E aqui também ela inicialmente se tratava apenas dos cuidados com a criança, inclusive as instituições educacionais eram voltadas para esse sentido, porém com a modernidade surgiram a pedagogia tradicional e a pedagogia nova que introduziam à pedagogia o sentido de educar, disciplinar, ensinar e produzir conhecimento.
A pedagogia tradicional vigorou fortemente no Brasil até por volta de 1930, porém até hoje ainda vemos resquícios de suas características, pois muitos educadores não evoluíram e não renovaram seus métodos. Segundo Schramm (2001):
Os métodos baseiam-se tanto na exposição verbal como na demonstração dos conteúdos, que são apresentados de forma linear e numa progressão lógica, sem levar em consideração as características próprias dos alunos, muitas vezes encarados como adultos em miniatura.
Nessa proposta de ensino o professor é tido como a única autoridade dentro da classe, predominando assim um notável autoritarismo que reduz o ensino a uma simples transferência de informação e o aprendizado à mera memorização de informações.
Contrária