África Subsaariana e América Latina
A África Subsaariana é a região do continente africano situada ao sul do Deserto do Saara formada por 47 países. America Latina tem 21 países no total são 68 nações independentes.
Mesmo sendo muito ricas em recursos naturais, fontes de energia, terras cultiváveis, água, mão de obra, cultura e biodiversidade, essas são as duas das três regioes mais pobre e desiguais do planeta. África Subsaariana
Desde o fim da era do gelo, o norte e a região subsaariana encontraram no deserto do Saara uma fronteira natural e quase intransponível, salvo pequenos atalhos como o rio Nilo.
O termo subsaariano encontra um sinônimo em África tropical, tentado destacar sua diversidade ecológica, ainda que a parte austral tenha um clima totalmente diverso.
Nesta parte da África estão localizados os países com grandes problemas estruturais sofrendo os graves legados do colonialismo, do neocolonialismo, dos conflitos étnicos e da instabilidade política.
O enorme crescimento populacional, durante a década de 1990, acarretou no aumento de pessoas vivendo em condições extremas de pobreza. Mais da metade da população subsaariana, uns 300 milhões de pessoas, sobrevive com menos de um dólar por dia. Milhões destas pessoas vivem na mais absoluta pobreza, privados de água potável, moradias dignas, alimentos, educação e acesso à educação.
A falta de água gera problemas devastadores para a região, além disso, a situação se agrava devido aos períodos de seca e pela desastrosa gestão dos recursos hídricos. Tudo isso causa fome e doenças, provocando o êxodo de muitos nativos.
O Drama da Aids
A disseminação do vírus HIV, agente causador da Aids, é
outro problema grave, que vem alterando a estrutura da populaçao de paises da Africa Subsaariana e interferindo em sua economia, já que a população ativa está diminuindo. É grande o impacto da Aids na demografua do país, pois há uma mudança nas estruturas mais elevadas
estre