AGRICULTURA NA AM RICA LATINA
GEOGRAFIA
A agricultura na América Latina não tem um crescimento muito amplo, cerca de 70% dos produtos que compõem a mesa da população são oriundos de pequenas propriedades rurais.
Todas as disparidades apresentadas nas áreas rurais da América Latina resultam diretamente nos níveis de produtividade da agropecuária. Essa questão se coloca com um dos fundamentais agravantes que impedem o crescimento amplo de todo âmbito agrícola da América Latina.
Cerca de 70% de todos os produtos que compõe a alimentação básica da sociedade é oriunda das pequenas e médias propriedades rurais, responsáveis por disponibilizar no mercado, sobretudo milho, feijão, batata, inhame e mandioca, além de uma restrita produção pecuária (carne, leite, frango entre outros). Apesar da extrema importância na produção de alimentos, essas propriedades detêm um modesto nível tecnológico que reflete em uma baixa produtividade, essa defasagem de tecnologia é proveniente, entre outros motivos, do desprovimento de auxílios financeiros e assessoria técnica.
AGRICULTURA BRASILEIRA
Existe a ação das cooperativas agrícolas e das empresas industriais, que, ao assegurarem a aquisição da safra (seja elas em moldes capitalistas ou de base familiar camponesa), estimulam o cultivo e a especialização agrícola em determinadas áreas do país. Frutas tropicais e soja são os principais produtos, cujos espaços de produção mais marcantes são, respectivamente, os vales irrigados do Sertão Nordestino (rios São Francisco e Açu) e o oeste baiano.
Merecem ser mencionados os seguintes produtos da agricultura comercial brasileira:
- café: - soja: - cana-de-açúcar: - laranja: - arroz:
Europa:
Agricultura
A Europa se destaca por ser diversificada na produção agrícola, aproveitando as técnicas adequadas e modernas em solo geralmente fértil, gerando uma elevada produtividade.
Na Europa os cereais são predominates na produção agricula, como o centeio, aveia e a cevada, importantes produtos