Industrialização das regiões brasileiras
• Região Norte
A região Norte tem os estados de: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A economia da região norte está ligada aos seus recursos naturais. As principais atividades são: agropecuária, pecuária, o extrativismo mineral e animal, a exploração industrial e as explorações turísticas. Na agricultura o que se destaca são os principais produtos agrícolas como, a soja que teve um crescimento expressivo nos últimos anos, guaraná, arroz, mandioca, cacau, maracujá e cupuaçu. No setor industrial destaca-se o Polo Industrial de Manaus, na cidade de Manaus-AM. Nesta região há grande produção de eletrônicos, relógios, eletrodomésticos e suprimentos de informática, grande parte da indústria da região está instalada na Zona Franca de Manaus. Sendo que o Polo Industrial de Manaus reúne mais de 500 indústrias, destaque para a exploração de minério de ferro, ouro e cobre na Serra dos Carajás no Estado do Pará e na Serra do Navio (Amapá) há grande exploração de manganês.
• Região Centro Oeste
A região Centro Oeste tem os Estados de: Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Tem sua economia baseada no setor da agricultura.
Principais características da economia do Centro-Oeste:
Grande desenvolvimento da pecuária (principalmente bovina), a região tem o maior rebanho bovino com, aproximadamente, 70 milhões de cabeças de gado, destaque também para o desenvolvimento do setor agrícola, os principais gêneros agrícolas produzidos na região são o algodão, milho, cana-de-açúcar, soja e sorgo. Há Importante atividade de exploração de recursos minerais, tais como cobre, níquel, calcário, água mineral, ouro, diamante e ferronióbio. A atividade extrativista ocorre, principalmente, na região norte onde há presença da Floresta Amazônica, nesta área ocorre a extração de borracha e madeiras de lei (mogno, imbuia e cedro). Com o crescimento da região nos últimos anos, houve um grande desenvolvimento da construção