America Pre Colombiana
Mapa desenhado por Martin Waldseemüller em 1507
É o primeiro mapa do mundo a utilizar o termo "América". Foi desenhada baseando-se no mapa de Ptolomeu, expandido para acomodar as Américas.
No mapa, a América ainda não aparece com o formato que conhecemos hoje. A costa leste da América do Sul, incluindo o que seria o litoral brasileiro, é mostrada com um desenho aproximado.
Onde seria a América do Norte, o mapa inclui terras que nem de longe representam o que é, de fato, o continente. A Austrália também ainda não havia sido descoberta pelos europeus na época.
O Nascimento de Vênus, 1483
Sandro Botticelli
Elizabeth I , 1588
George Gower
O termo América, seria arrebatado, no século XIX, pelo único país no mundo que não tinha nome: os Estados
Unidos de norte-américa. Com a doutrina Monroe, esse nome de tanto sucesso passou a designar o país do norte, enquanto que a primeira América, a de Colombo, Cabral,
Vespuccio e Moctezuma, passou a ser chamada de
América Latina marginalizando as populações indígenas e negras. E este novo nome, também teve muito sucesso não obstante as resistências da Espanha que no fundo sempre se sentiu mais visigótica, fenícia , vândala, moura e judia, que latina.
Héctor H. Bruit
Carlos Calvo e José Maria Torres Caicedo
América Latina, independentemente das razões ideológicas e políticas que envolveram seu nascimento, veio para rebatizar um continente que tinha perdido seu nome originário.
Por volta de 1864, Calvo publicou, em Paris, uma obra monumental em vinte volumens com um título tão cumprido como a própria obra: Recueil complet dês traités, conventions, capitulations,armistices et outres actes diplomatiques de tous lês Etats de l’Amérique latine compris entre lê golfe du Mexique et lê Cap Horn depuis l’année 1493 jusqu’à nos jours... Era a primeira vez que se empregava a expressão América Latina numa obra acadêmica. Calvo disse na dedicatória a Napoleão III que a obra era um reconhecimento e gratidão da