America latina
É grande a diversidade étnica cultural da América Latina. Um conjunto de realidades muito variadas, que reúne países industrializados e países exportadores de matéria prima minerais e agrícola.
O conceito de América Latina
Surgiu a proposta de diferenciar essa parte do continente americano, marcada por diferentes níveis de desenvolvimento econômico dos países que a constituem, a América Latina á a porção subdesenvolvida ou pobre do continente americano. Constituída por um conjunto de nações onde predomina os idiomas espanhol e português e a religião católica.
A ocupação europeia e a influencia dos Estados Unidos
O espaço latino-americano foi habitado durante muito tempo por povos indígenas. Os colonizadores europeus passaram a desenvolver atividades econômicas cujo principal objetivo era explorar os produtos que tinham um bom preço no mercado europeu.
Somente no inicio do século XIX, as colônias espanholas e portuguesa conseguiram sua independência politica. Depois do atentado de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos desviaram sua atenção e as suas tropas para os países árabes, suspeitos de abrigar terroristas.
Uma região subdesenvolvida
América Latina, África, Sul e Sudeste da Ásia e Oriente Médio são as regiões mas pobres do planeta. Os países latino-americanos possuem em comum algumas características sócio econômicos que precisam ser superadas como: * Enormes desigualdades sociais * Grande desigualdade de renda e de oportunidades * Dependência financeira de organismos internacionais * Elevadas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo em grande parte desses países.
América Latina: uma divisão regional
Podemos dividir a América Latina em porções bem definidas geograficamente * México * América Central * América do Sul
América Central * O istmo – Formado por terrenos originados em era geológicas recentes, o istmo Centro-Americano é resultado do