América latina
Essa diversidade entre as colônias de exploração foi responsável por diferenças étnicas e culturais: na América hispânica predominaram sociedades mestiças com base nos elementos brancos e indígenas e elites brancas; no território português, predominou a mestiçagem entre negros e brancos. A colonização espanhola e portuguesa foi constituída por colônias de exploração, onde Portugal e Espanha ficavam com o lucro.
Já a colonização inglesa na América teve um caráter ocupacional, constituindo-se colônias de povoamento. Os colonizadores eram dissidentes religiosos, pessoas que fugiam de perseguições ou guerras ou que vinham colonizar as terras, reconstruindo o modo de vida que tinham na Europa. A América inglesa dividiu-se entre as plantações senhoriais sulistas e a economia familiar nortista.
Costuma-se dividir o continente americano em: América Anglo-saxônica e América Latina. A América Latina engloba países com semelhanças históricas e lingüísticas de Portugal e Espanha os idiomas dessas nações, que são línguas latinas. Atualmente, o que melhor caracteriza e identifica os países latino-americanos são suas características econômicas e suas dificuldades de desenvolvimento, comuns desde a época da