resumo da unidade 2 do livro de geografia
Trabalho De Geografia
PPDA- Plano Pedagógico De Apoio
Nome: Leonardo Werle Da Silva
Turma: 2 A
O MUNDO EM DESENVOLVIMENTO: FRONTEIRA ECONÔMICA DE ESPAÇO GLOBALIZADO
Não existe homogeneidade no mundo em desenvolvimento. Alguns países industrializaram-se no século XX – foi uma revolução tardia, dependente do capital e da tecnologia dos países ricos. Países Industrializados são: Brasil, Argentina, México, Índia, África do Sul e os Tigres Asiáticos (Hong Kong, Coréia do Sul, Taiwan e Cingapura).
AS VÁRIAS FACES DO SUBDESENVOLVIMENTO
AS ORIGENS DO SUBSEDENVOLVIMENTO
As origens do subdesenvolvimento estão no longo período de dominação política e econômica e no tipo de relação estabelecidas entre colônias e metrópole enquanto existiram ao grandes impérios coloniais. Os principais eram o britânico e o Francês. Itália, Bélgica, Alemanha, Portugal e Espanha possuíam domínios mais modestos.
A metrópole dominava o comércio com as colônias através do pacto colonial. As novas nações especializaram-se na exportação de matérias-primas agrícolas e minerais e tornaram-se mercado consumidor para os produtos industrializados das antigas metrópoles.
A ANTIGO TERCEIRO MUNDO E O MOVIMENTO DOS NÃO ALINHADOS
Após a Segunda Guerra Mundial, teve início o processo de descolonização de países da África e a Ásia, que somados aos países da América Latina, independentes desde o século XIX, formaram um conjunto chamado por muitos anos de Terceiro Mundo.
As novas nações independentes surgiam num contexto mundial marcado pela guerra fria, em que socialistas e capitalista disputavam avidamente o controle de cada nação, e num momento em que os países queriam manter os preços das matérias-primas no mercado mundial