Competencias
1 - Fase da Inclusão: Onde cada membro do grupo procura seu lugar, através de tentativas para encontrar e estabelecer os limites da sua participação no grupo, o quanto vai dar de si, o quanto vais receber, como se manterá ou que papel desempenhará primordialmente; Nesta fase as técnicas mais adequadas são aquelas que favoreçam a integração, como as de apresentações, recreações...
2 - Fase do Controle: Encontrado o seu lugar, cada membro passa a interessar-se pelos procedimentos que levam a decisão, ou seja, pela distribuição do poder e controle das atividades dos outros. É uma fase de jogo de forças, competição por liderança, discussões sobre metas e métodos, atuação no grupo e formulação de normas de conduta dentro do grupo. Cada um busca atingir um lugar satisfatório às suas necessidades de controle, influência e responsabilidade. Bem trabalhadas as técnicas que dividem os papéis são as técnicas de trabalho em grupo.
3 - Fase da Afeição: Os membros começam a expressar e buscar integração emocional, surgem manifestações de hostilidade direta, ciúmes, apoio, afeto, etc. O clima emocional pode oscilar entre momentos de grande harmonia e afeto e momentos de insatisfações, hostilidade e tensão. As técnicas mais afetivas são adequadas ao encerramento dos encontros.
No mundo atual, tanto na sociedade quanto nas empresas devemos trabalhar em equipe, pois um serviço depende do outro para chegar o resultado final da organização. Exemplo: O administrativo precisa interagir com financeiro para pagar as despesas da empresa e o financeiro precisa interagir com a contabilidade para o fechamento. Ou seja, é uma cadeia onde um precisa do outro para eficácia do seu trabalho.
Um conjunto de pessoas constitui um grupo, um conjunto de grupos constitui uma comunidade e um conjunto interativo de comunidades forma uma sociedade.
Competencias Profissionais: Conhecimentos técnicos, (saberes do