Como a Psicologia da Educação surgiu no Brasil?
É dado o nome de Psicologia da Educação ao segmento de estudos e pesquisas que visam descrever os processos psicológicos presentes na educação. Teóricos como Sigmund Freud, Jean Piaget, Burrhus Frederic Skinner, Carl Rogers, Lev Vygotsky e Alexander Luria, são tidos como precursores dos estudos em Psicologia da Educação. São referenciais comuns aos cursos de Pedagogia, Normal Superior e demais licenciaturas, representando, cada um, vertentes do pensamento psicológico educacional. É comum na Psicologia da Educação referir-se à educação da criança e do adolescente, mas também à educação do adulto.
Psicologia da Educação no Brasil segundo Goulat , 1987
Como a Psicologia da Educação surgiu no Brasil?
Em 1969, o Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia da Educação - PED iniciava, na PUC-SP, suas atividades no Mestrado. Foi o primeiro Programa no Brasil em nível de Pós-Graduação em Psicologia da Educação e um dos primeiros na área de Educação, tendo papel fundamental na origem do Pós-Graduação na PUC-SP, juntamente com o curso de Teoria Literária e o de Lingüística Aplicada ao Ensino de Línguas. O professor Joel Martins foi presença fundamental, não só no processo de constituição do PED, mas de todo o setor que então se iniciava na PUC-SP - o de Pós-Graduação. O Doutorado no PED foi proposto posteriormente e iniciou suas atividades em 1982.
Em setembro de 1983 surgiu o nº 1 da Revista Psicologia da Educação, de circulação interna, sendo a maioria dos artigos de professores do próprio Programa. O primeiro artigo da revista nº 1 foi escrito pelo fundador do Programa - "A importância da fenomenologia para a psicologia". A revista teve nove números publicados, sendo o último em maio de 1988.
Em novembro de 1995 surge a revista Psicologia da Educação - Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados da PUC-SP, após a avaliação do projeto pela Educ - exigência da editora da PUC para abertura de qualquer revista. Na oportunidade, uma das razões para