Atividade II
CURSO: LICENCIATURA PLENA EMQUÍMICA
COORDENADOR(A) DA DISCIPLINA: Maria das Graças R . de Moura e Sousa
“Educação faz de povofácil de liderar, mas difícil de manobrar, fácil de governar, mas difícil de escravizar”.(LordBrongham, 1778 – 1868)
ATIVIDADES
UNIDADE -II – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
- Atividades- - II(vigência: 24/03 A 04/04/2015 )
1. Quais as condições que permitiram o surgimento da Psicologia da Educação nos Estados Unidos?
A Psicologia da Educação nasce com a difícil missão de tornar mais eficiente a Educação nos países europeus e nos Estados Unidos da América. Diversas pesquisas foram realizadas com o intuito de atingir esse objetivo, sendo usados nessas pesquisas diferentes procedimentos investigativos, dos quais se destacam a experimentação com animais e crianças, e a observação das situações de aprendizagem. Nos EUA destacava-se a necessidade de um novo profissional, capaz de atuar como intermediário entre a psicologia e a educação. Três áreas destacaram-se: as pesquisas experimentais da aprendizagem; o estudo e a medida das diferenças individuais; psicologia da criança. Até a década de 50, a Psicologia da educação aparece como a 'rainha' das ciências da educação. Seu conceito: uma área de aplicação da psicologia na educação. Psicologia Educacional era um ramo especial da Psicologia, preocupado com a natureza, as condições, os resultados e a avaliação e retenção da aprendizagem escolar. Ela deveria ser uma disciplina autônoma, com sua própria teoria e metodologia 2. Por que razão a Psicologia da Educação foi chamada de “Rainha das ciências da Educação”?
Até a década de 50, a Psicologia da educação aparece como a'rainha' das ciências da educação. A psicologia da educação como engenharia psicológica aplicada à educação é preponderante durante a primeira metade do século XX. Até finais de 1950, e com base em uma fé na “nova psicologia científica”, a psicologia da educação