atividade II
Produção de Etanol por Fermentação
Vitor Amado RA: 11.01388-5
Kevin Wirbuls RA: 11.01615-9
Arthur Gomes RA: 11.02752-5
São Caetano do Sul
2014
Sumário
Resumo
Neste trabalho foi estudado o processo de produção do etanol, através da fermentação alcoólica com o uso da levedura Saccharomyces cerevisiae, valendo-se de técnicas analíticas para determinar as concentrações de produto, substrato e material celular. A fermentação foi realizada num reator em batelada, sob condições de 32ºC, pH 5 e 300 rpm, por aproximadamente 168 minutos. Ao longo do processo, foram retiradas 8 amostras, para análise das concentrações citadas, além da verificação dessas condições. Para efetuar essas análises, foram apresentadas as metodologias massa seca, DNS e dicromato. Com as concentrações foram calculados os fatores de conversão do processo, YX/S =0,087 e YP/S=0,547, observando que, para 1 g de substrato, a produção de etanol foi maior que a de material celular.
1. Introdução
A fermentação alcoólica é um processo biológico utilizado pelo homem há séculos e, apesar de simples, é imprescindível a compreensão das etapas deste processo tão importante na indústria atual, que vê o etanol como a principal alternativa na área energética.
O foco desse experimento foi reproduzir em escala laboratorial o processo de fermentação alcoólica para produção de etanol. Para isso foram apresentados equipamentos como reator batelada e micro-destilador, bem como metodologias de determinação da concentração de material celular, substrato e produto. Verificou-se a relação de produção de células e produto por substrato, além da relação produto/célula.
2. Revisão Bibliográfica
As leveduras, como os bolores, são fungos, mas deles se diferenciam por apresentarem, usual e