Atividade II
Esse programa de Caratê foi desenvolvido para crianças e jovens, de qualquer sexo. A proposta envolve uma ação social baseada na melhora da qualidade de vida, no incentivo a prática desta modalidade, na manutenção da saúde e na inclusão social. O Caratê proporciona também, todo conhecimento espiritual-disciplina, equilíbrio sobre força física, mente e posteriormente desenvolvimento de atletas de cada participante. Faremos atividades lúdicas com as crianças e dividiremos em faixas etárias os grupos com cada monitor.
OBJETIVOS
Vivenciar a história e cultura corporal do Karatê; reconhecer uma prática que pode ser utilizada no tempo livre; participar de prática que possibilitem o reconhecimento do corpo, lateralidade, e espaço.
PRINCIPIOS DE FUNDAMENTOS DO CARATÊ Dividiremos estes princípios em duas partes: a parte física e a parte mental.
Energia Dinâmica
As técnicas do Caratê devem, depois de assimiladas, ser executadas a fundo, no sentido de libertar a energia latente. É realizado um papel mais importante do que a simples força muscular, pois são canalizadas sobre um fim especifico todas as reservas musculares.
Descontração
É possível atingir uma tensão em descontração, que consiste num estado de espírito em que certos músculos e nervos, se encontram instantaneamente prontos a intervir à mínima solicitação do sentido. Contração e descontração atravessada pelos membros inferiores e superiores ao passar ao contra-ataque em força.
Respiração
As fases de força e fraqueza que o corpo atravessa são devidas à respiração. Quando expiramos, encontramo-nos vulneráveis a qualquer ataque. Por isso o conselho de concentrar sempre a respiração no ataque e contrair a respiração abdominal no momento do impacto. Uma perfeita coordenação e um perfeito equilíbrio são absolutamente necessários no que respeita à inspiração e expiração.
Kiai
O Kiai pode ser sonoro ou silencioso e é um estado psicológico Ele é a expressão violenta duma tensão mental e