Relat Rio De Algas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA
DEPARTAMENTO DE SISTEMÁTICA E ECOLOGIA
RELATÓRIO SOBRE A COLETA DE BRIÓFITAS
ADRIELLY FERREIRA DA SILVA
JOÃO PESSOA
2015
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ADRIELLY FERREIRA DA SILVA
MATRÍCULA 11402643 – TURMA 02
RELATÓRIO SOBRE A COLETA DE BRIÓFITAS
Trabalho sobre a coleta de Briófitas realizada no Jardim de Plantas Ornamentais da Universidade Federal da Paraíba - João pessoa/PB sob a orientação da professora Dr.ª Amélia Lima.
PROFESSORA DOUTORA AMÉLIA LIMA
JOÃO PESSOA
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 04
2. MATERIAL E METODOLOGIA 05
4. RESULTADOS 05
6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA........................................................................06
1. INTRODUÇÃO
A Disciplina Biologia e Sistemática de Fungos Algas e Briófitas, entre outros aspectos, pode contemplar em seu programa aulas práticas em campo para coleta e em laboratório com os representantes de Fungos, Algas e Briófitas. Em especial sobre as Briófitas, nesse contexto, foi realizada uma aula de campo pelo campus da UFPB com o objetivo de observar e coletar representantes de briófitas em seu habitat natural nos diversos substratos.
As Briófitas são consideradas as primeiras plantas terrestres ainda com características primitivas. São plantas pequenas, verdes, autótrofas, herbáceas e caracterizadas pela ausência de tecidos vasculares verdadeiros: xilema e floema. Esse grupo (BRYOPHYTA) inclui os musgos e seus aparentados – hepáticas e antóceros – e constituem o segundo maior grupo de plantas verdes terrestres. São largamente distribuídas em todo o mundo, de ambientes árticos e alpinos aos trópicos úmidos, do semiárido aos ambientes aquáticos.
São predominantemente terrestres e crescem melhor em ambientes úmidos e sombreados e algumas espécies são dulciaquícolas. Nenhuma Briófita cresce no mar. Crescem diretamente no solo, em superfícies de rochas com pouco solo, em troncos de