Relatorio 2 Apresenta Ao 1
Professor: Paulo Dias
Ano Letivo: 2014/2015
Relatório nº2: Fase Mitótica nas células animais e vegetais
Grupo 3:
- Ricardo Martins, nº12;
- Sílvia Araújo, nº14;
- Tiago Torre, nº15; 11ºA
Resultados
Células vegetais coradas com orceína acética. Células vegetais coradas com carmim acético. Mitose em células animais (preparação definitiva)
Discussão de resultados
Em que diferem as fases da mitose nas células animais e vegetais? A principal diferença está na citocinese. Nas células animais a citocinese consiste no estrangulamento do citoplasma.
No fim da mitose formam-se, na zona do plano equatorial, um anel
Metáfase célula animal Metáfase célula vegetal Telófase célula animal Telófase célula vegetal contráctil de filamentos proteicos que, na citocinese, contraem-se e puxam a membrana plasmática para dentro até que as duas células-filhas se separam.
Na célula vegetal a parede celular não permite o estrangulamento do citoplasma; em vez disso é formada na região equatorial uma nova parede celular. Para isso, vesículas provenientes do complexo de Golgi alinham-se no plano equatorial e forma-se uma estrutura, a membrana plasmática das células filhas.
https://www.youtube.com/watch?v=b3B6dvCz7N0
Conclusão Com
a realização desta experiência laboratorial pudemos presenciar as várias fases da mitose das células animais e
vegetais. Este é um processo indispensável para a existência da vida pois permite o desenvolvimento e o crescimento tanto para os animais como para os vegetais.
Na experiência foi utilizado um corante, a orceína acética para corar a cromatina, presente no núcleo e permitir assim uma melhor visualização.
Na mitose das células animais há a existência de centrossomas, estrutura esta que é formada pelos centríolos, que organiza o fuso acromático. Na citocinese destas células há a formação de um anel de contração, que divide o citoplasma em duas porções semelhantes, por estrangulamento.
Na mitose das células