A EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas.
Gestão Pública Municipal
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Professora Maria do Socorro Ferreira dos Santos
Tutora Rosangela Maria da Silva
Aluna Mylena Cristina Santiago dos Santos
RESUMO:
A EVOLUÇÃO DA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
MARAGOGI
2014
Evolução da Psicologia Organizacional
A Psicologia Organizacional surgiu no fim do século XIX, na era da Industrialização clássica (1900-1950), junto à teoria da administração científica, com o trabalho de Frederick Taylor (pioneiro da administração científica) no qual foram criados critérios para o planejamento no trabalho para elevar o número de produção. Sendo esses:
Planejar os métodos de trabalho para aumentar a eficiência;
Selecionar os melhores trabalhadores e treiná-los para que se adaptem aos novos métodos;
Desenvolver um clima de cooperação entre os encarregados (gerentes) e trabalhadores, e estimular a cooperação entre a administração e trabalhadores, criando assim um ambiente melhor de trabalho.
Taylor criou tais princípios através da percepção de que o trabalhador desempenhando sua função corretamente a empresa teria mais lucros, daí então os trabalhadores eram controlados e vigiados de maneira extremamente rígida. A Psicologia era utilizada como ferramenta de análise do trabalho para descobrir uma maneira melhor de fazer as coisas para planejar métodos de trabalho.
Isto implica em fazermos uma descrição detalhada das tarefas envolvidas em um cargo, determinarmos a relação deste cargo com outros, além de averiguamos o conhecimento, habilidades e capacidades necessários para que uma pessoa tenha bom desempenho no cargo (ROBBINS apud Camargo, 1999, p. 24). Sendo assim, os trabalhadores teriam que se adaptarem a seus trabalhos, surgindo os laboratórios que selecionavam e treinavam os trabalhadores. Frank e Lilian Gilbert (marido e mulher) estudam a maneira de como as