Como manter-se no mercado durante uma recessão
Ao invés de sofrer com uma economia lenta, profissionais criativos devem aproveitar a oportunidade para se introduzir no mercado. A recessão só torna tudo mais lento. Clientes agem de forma mais lenta, menos projetos entram em pauta, e ficamos com um pouco de tempo extra. Ao invés de preencher este tempo com a insegurança, devemos usá-lo para nos diferenciar e construir os nossas próprias marcas pessoais como mais acionáveis, acessíveis e inovadores. Aqui estão algumas dicas a considerar nestes tempos desconfortáveis e oportunos.
(1) Inicie novamente e se envolva e consulte seu banco de dados pessoal. Durante o tempo é fácil perder o contato com clientes e colegas do passado. Agora é uma grande oportunidade de voltar a estabelecer contato e fortalecer sua rede. Passe algum tempo arrumando a sua lista de endereços, repassar esse monte de cartões de visita e inseri-los em seu computador, e começar a ligar os pontos de quem você acha valido para alavanca sua carreira. Além disso, quando as pessoas são alinhadas a suas qualidades e utilidades, pode-se ate ajudá-las a encontrar caminhos e qualquer um que você consegui ajudar vai se sentir ainda mais obrigado a retribuir o favor!
(2) Iniciar uma atualização mensal de e-mail. Cada profissional criativo tem alguns projetos paralelos vale a pena falar. Por que não começar com um e-mail para a sua rede com 3-5 atualizações rápidas em seu mais recente e maior? Se você mantiver o e-mail curto e atraente, sua rede provavelmente vai enviá-lo juntamente com os outros. E quando as pessoas precisam de seus serviços, você vai ser top of mind.
(3) Iniciar o café da manhã (com quem você pode). Marketing de suas idéias e sua marca própria também deve acontecer offline. Considere agendamento de dois cafés da manhã por semana com um colega que não vê há muito tempo ou um cliente antigo. Você ficará surpreso com o potencial de oportunidades e realizações que podem surgir durante