Como evitar erros ao fazer uma negociação
Segundo J.A. WANDERLEY, a negociação é uma ação que sempre estará presente em meio a sociedade. E que por ser algo que faz tão parte desse cotidiano, deveria atrair sobre si um pouco mais de atenção do que normalmente é submetida.
Portanto, planejamento e estudo não são de mais, quando a sociedade percebe que essas atitudes trarão benefícios ainda maiores, se o entendimento sobre as negociações forem esclarecidos.
Esse texto aborda de J.A aborda, mais precisamente, o que não deve ser praticado no momento de negociar.
Alguns dos trechos dizem:
“Não preparar e não efetuar simulação das negociações, sobretudo aquelas de maior vulto. O tempo da improvisação está acabando.”
Como foi dito anteriormente, a falta do planejamento já é algo que precisa ficar para trás, é necessário preparação tanto no falar, como no agir e no pensar. Improvisar é necessário, algumas vezes, mas o negociador precisa estar seguro do tem pra dizer.
“Confundir a versão com os fatos. É preciso muito cuidado para não cair na armadilha de "O que importa é a versão e não os fatos". Certifique-se e teste suas informações.”
Munir – se de todas as informações possíveis para entrar na negociação cheio de suportes, fará com que o negociador tenha maior possibilidade de sucesso, porém, ter certeza do que vai ser dito e discutido é imprescindível. Não é interessante estar baseado em achismos.
Outras coisas mais também devem ser evitadas na hora da negociação estão confundir pessoas com ideias, é importante separar causas reais de causas emocionais em meio a um impasse; Não se permita levar pela desonestidade, utilizar sempre a verdade impede o negociador de se ver diante de qualquer situação embaraçosa ou vergonhosa;
Esses pontos são alguns dos quais o escritor aborda no texto em discussão, vale muito a pena planejar e ficar atento em