sistema nervoso
A função básica do sistema nervoso é coordenar o funcionamento de todos os órgãos e sistemas do corpo e viabilizar a relação do indivíduo com o meio ambiente. É uma rede complexa e extensa de estruturas que transmitem informação eletroquímica.
Sistema nervoso
Origina-se no ectoderma, a partir do início da formação do tubo neural, no embrião de três semanas. Com o desenvolvimento, a extremidade cefálica do tubo neural se dilata formando o encéfalo, e a extremidade caudal mantém o calibre uniforme, constituindo a medula espinhal
Estruturalmente o sistema nervoso pode ser dividido em duas partes: sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.
O SNC consiste do encéfalo e da medula espinal, é o centro integrador e controlador do sistema nervoso. Ele recebe impulsos sensitivos do sistema nervoso periférico e formula respostas para esses impulsos.
O SNP está formado por todas as estruturas localizadas fora do sistema nervoso central. Estas estruturas compreendem os nervos e gânglios.
O sistema nervoso periférico inclui 12 pares de nervos cranianos, que se originam do cérebro e do tronco do encéfalo, e que deixam a cavidade do crânio através de forames e, 31 pares de nervos espinais, que se originam da medula espinal e deixam o canal vertebral através dos forames intervertebrais.
Os pares de nervos espinhais incluem oito cervicais, 12 torácicos, cinco lombares, cinco sacrais e 1 coccígeo.
Funcionalmente dividido em um componente aferente (sensitivo) e um componente eferente
(motor).
O componente aferente inclui células nervosas sensitivas somáticas, que levam impulsos ao sistema nervoso central a partir de receptores localizados na pele, fáscia a ao redor das articulações, e células nervosas sensitivas viscerais que levam impulsos das vísceras
O SN somático é considerado sistema nervoso voluntário.
O sistema nervoso autônomo ou involuntário está composto por células nervosas motoras viscerais que transmitem impulsos para músculos cardíacos,