sistema nervoso
Introdução
No âmbito da unidade curricular de Fisiologia do exercício I foi-nos proposto a realização de um trabalho com o seguinte tema “Fisiologia do Sistema Nervoso”.
O sistema nervoso é responsável pelo controlo do corpo, tanto do meio interno como do meio externo. Ele através dos neurónios manda e recebe informações de todas as partes do corpo fazendo com que este se mantenha em homeostasia. Este ainda se divide em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico, onde explicaremos a função de cada um.
Sistema Nervoso
O sistema nervoso é o que monitoriza e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano. Os neurónios e os nervos são partes integrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na coordenação motora.
Neurónios
Os neurónios são as células base do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervoso. Há cerca de 86 bilhões. Cada neurónio é constituído pelas seguintes partes: corpo celular, o núcleo celular, dendritos (prolongamentos numerosos e curtos do corpo celular, recetores de mensagens), axônio (prolongamento que transmite o impulso nervoso vindo do corpo celular) e telodendritos.
Ilustração - Esquema de um neurónio
Tipos de neurónios
Recetores ou sensitivos
São os neurónios que reagem a estímulos exteriores e que despertam a reação a esses estímulos, se necessário. A sua constituição é um pouco diferente dos outros dois tipos de neurónios. De um lado do axónio tem os sensores que captam os estímulos. Do outro lado possui os dendritos. O corpo celular localiza-se perto do axónio, estando ligado a este por uma ramificação do axónio, assumindo um pouco o aspeto de um balão.
Associativos ou Conectores
O grupo de neurónios mais numeroso. Como o nome indica, estes neurónios transmitem o sinal desde os neurónios sensitivos ao sistema nervoso central. Liga também neurónios