Sistema nervoso
Sistema Nervoso Introdução
Sistema nervoso: introdução
Egípcios anCgos consideravam o encéfalo de pouca importância. Nas múmias, conservavam o coração com muito cuidado e o encéfalo era descartado.
Aristóteles, no século IV a.C. propôs que o encéfalo atuaria como sistema de resfriamento da alma ainda que, assim como os egípcios, acreditava que a alma esCvesse no coração.
Sistema nervoso: introdução
Quinhentos anos mais tarde, o médico grego Galeno concluiu que a aCvidade mental ocorria no encéfalo, após observações de lesões cefálicas de gladiadores romanos. Até meados do século XVII o encéfalo humano era Cdo como um tecido amorfo, mole e não era dividido em regiões.
Sistema nervoso: introdução Somente a parCr do século XIX, contudo, observações minuciosas de pacientes acomeCdos por lesões, tumores, derrames levaram os fisiologistas a deduzir que diferentes partes do encéfalo são especializadas em determinadas funções. Phineas Gage, 1848 Trabalhador estrada de ferro que, após uma explosão, teve uma barra de ferro que atravessou sua bochecha saindo pelo topo do crânio. Gage sobreviveu ao acidente, mas sua personalidade mudou. Antes do acidente era um sujeito