Resenha de "ideologia do desenvolvimento – brasil: jk – jq"
7 metas por 7 meses
* Sobre a autora:
Miriam Limoeiro Cardoso é cientista social, doutora em sociologia e professora aposentada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Miriam discorreu sobre diversos assuntos, como eleições, política, ideologias desenvolvimentistas e contribuição do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). * Estrutura do texto:
O texto apresentado contém 32 páginas correspondentes ao capítulo II intitulado de “A ideologia do fortalecimento nacional sob a presidência Jânio Quadros” do livro “Ideologia do desenvolvimento Brasil: JK – JQ”. O capítulo encontra-se dividido em um subtítulo e subitens, onde a autora compreenderá o desenvolvimento como elemento central do governo de Jânio Quadros. Portanto o texto divide-se em:
7- “O fortalecimento nacional: formação do Povo e do bloco subdesenvolvido”;
7.1- “A integridade nacional como princípio básico”; 7.2- “A formação do bloco subdesenvolvido como estratégia do desenvolvimento nacional”;
7.3- “A liberalização das relações internacionais como condição de soberania nacional”;
7.4- “A formação do povo”;
7.5- “O fortalecimento nacional como objetivo”.
No texto, Cardoso demonstra uma perspectiva acerca da ideologia que fundamentava a política de ascensão à Presidência da República por Jânio Quadros que ficou fortemente marcada pela difusão de um governo de intensa participação popular e, simultaneamente, com uma política majoritariamente nacionalista. É perceptível também que, Jânio mesmo antes de ascender à presidência da República, direcionava suas aspirações governamentais à prosperidade nacional. Cardoso discorre sobre os rumos da política janista e o que era primordial na mesma, a defesa de um forte amadurecimento do Brasil visualizando a aspiração do país no cenário internacional.