O papel do assitente social na familia
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DANIELA RODRIGUES BORGES E SOUZA
O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA FAMÍLIA
Itumbiara
2013
DANIELA RODRIGUES BORGES E SOUZA
O PAPEL DO ASSISTENTE SOCIAL NA FAMÍLIA
Projeto de Pesquisa apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Estatística e Indicadores Sociais, Metodologia da Pesquisa Científica, Processo de Trabalho e Serviço Social e Oficina da Informação – Tecnologia da Informação.
Orientadores: Professores Amanda Boza,Rodrigo Zambom, Rodrigo Trigueiro e Heleanara Regina Sampaio.
Itumbiara
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA 4
3 OBJETIVO GERAL 4
4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
5 JUSTIFICATIVA 5
6 METODOLOGIA 6
7 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 6
8 CRONOGRAMA 6
9 ORÇAMENTO 7
10 RESULTADOS ESPERADOS 7
11 BIBLIOGRAFIA 7
1 INTRODUÇÃO
Já diz a Constituição Federal no art. 226, caput, que a família é a base da sociedade e goza de proteção especial do Estado. Dentro dessa perspectiva, a NOB (Norma Operacional Básica) de 2005 ao criar o Sistema Único de Assistência Social definiu como um de seus eixos centrais a matricialidade sociofamiliar. Isso significa que erigiu a preocupação com a proteção da família como um das vigas mestras da política de assistência social.
A família exerce um papel fundamental na vida de toda pessoa, afinal é o primeiro grupo social com o qual o indivíduo entra em contato desde o seu nascimento. Nesse núcleo, portanto, são formadas suas primeiras referências de comportamento ético.
É necessário, contudo, assinalar que cada família apresenta costumes e valores diferentes de outra e que se encontram em constante movimento de transformação. Por isso, ante a diversidade de arranjos