Intrumentos e Tecnicas do Serviço Social
Os instrumentos e técnicas usadas pelos assistentes sociais e as novas demandas postas a profissão, através da entrevista se fez notória a compreensão dos principais instrumentos e técnicas utilizadas pelos profissionais em seus respectivos espaços de atuação tais como: visitas domiciliares, relatórios, encaminhamentos, individual e/ou em grupo, prontuários e pareceres sociais. A utilização destes instrumentos visam a execução, coordenação e avaliação dos programas desenvolvidos dentro de cada instituição a qual este profissionais atuam. Nesta pesquisa percebeu-se uma unanimidade no uso da visita domiciliar, da entrevista, do relatório, e dos encaminhamentos.
Palavras-chave: Instrumentos; técnicas; serviço social.
1 INTRODUÇÃO
Para a análise do instrumental técnico-operativo do Serviço Social, não podemos deixar de lado a natureza do trabalho do assistente social, sua inserção nas mais diversas estruturas da sociedade, sendo este profissional o grande aliado da classe trabalhadora e da parte da sociedade mais carente.
Sendo assim, podemos afirmar que o assistente social, vem intervir na sociedade em que vivemos, oferecendo bens e recursos complementares à sobrevivência, tanto das pessoas menos afortunadas, quanto a dos trabalhadores, sem esquecer da sociedade em geral, fazendo cumprir os direitos do cidadão, além de sempre buscar melhorias nas condições de vida dos cidadãos, sem esquecer é claro, de criar regras e controlar o comportamento social.
Para isso, o assitente social utiliza os instrumentos técnico-operativos, que nada mais são que um conjunto de instrumentos e técnicas, onde o profissional irá estudar as formas de relação entre as pessoas, compreendendo e buscando encontrar a satisfação das necessidades do cidadão como pessoa, como dos cidadãos em comunidade, estudando e entendendo as particularidades de cada sociedade e de cada pessoa. Ai entram os instrumentos, que irão