A instrumentalidade do assistente social
Em síntese, o texto apresentado irá tratar o tema instrumentalidade na atuação do profissional do Assistente Social. A instrumentalidade em si, não é referente ao conjunto de instrumentos que o Assistente Social irá ultilizar, e sim a forma, a capacidade e propriedade que atuará em suas relações sociais e de trabalho.
A instrumentalidade do trabalho e o Serviço Social.
O Profissional do Assistente Social está vinculado com a atuação técnica da instrumentalidade. Através de sua intencionalidade, dará respostas profissionais a todas as demandas sejam elas explícitas ou implícitas. "É por meio da instrumentalidade que o Assistente Social modifica, transforma e altera as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais e sociais exixtentes num determinado nível da realidade social: no nível cotidiano." (pág 53)
A partir disso, entende-se que o profissional do Assistente Social ao modificar essas condições está viabilizando novas formas, novos métodos em seu exercício profissional. Ou seja, modificando não só isso mas tentando criar condições eficazes para alcançar seus objetivos, o Assistente Social está ultilizando a instrumentalidade em sua atuação.
A instrumentalidade é condição de reconhecimento social da profissão. Todo trabalho social possui essa instrumentalidade que é o objeto de desenvolvimento do profissional em seu trabalho. " A ação transformadora que é a práxis, cujo modelo privilegiado é o trabalho, tem uma instrumentalidade." (pág 54)
O profissional do Assistente Social vai tentar melhorar sua atuação vinculado a instrumentalidade, de forma com que atenda a cada necessidade específica dos homens. É importante que o profissional se adeque e crie dos meios e das condições objetivas e subjetivas, para que no processo de trabalho ele alcançe as suas finalidades.
O homem transforma a natureza. E nesse processo transforma-se a si mesmo. Transformando os meios e as condições de trabalho, está criando oportunidades em benefício