bacharel em serviço social
A instrumentalidade possibilita ao assistente social a racionalização necessária para analisar sua trajetória historica de funcionalidade vinculada à classe dominante ao estado, e se ressignifica dando sentindo histórico a seu exercício profissional. Para isso , ele busca a criticidade para romper com a concepção de instrumento de racionalização de conflitos. Instrumentalidade é uma propriedade e/ou capacidade que a profissão vai adquirindo na medida em que concretiza objetivos. Ela possibilita que os profissionais objetivem sua intencionalidade em respostas profissionais. É por meio desta capacidade, adquirida no exercício profissional, que os assistentes sociais modificam, transformam, alteram as condições objetivas e subjetivas e as relações interpessoais esociais existentes num determinado nível da realidade social: no nível do cotidiano.
Na medida em que os profissionais utilizam, criam, adequam às condições existentes, transformando-as em meios/instrumentos para a objetivação das intencionalidades, suas ações são portadoras de instrumentalidade.
Todo trabalho social possui instrumentalidade, a qual é construída e reconstruída na trajetória das profissões pelos seus agentes. A ação transformadora que é práxis cujo modelo privilegiado é o trabalho,tem uma instrumentalidade. Detém a capacidade de manipulação, de conversão dos objetos em instrumentos que atendam as necessidades dos homens e de transformação da natureza em produtos úteis. O processo de trabalho é compreendido como um conjunto de atividades prático-reflexivas voltadas para o alcance de finalidades, as quais dependem da existência, da adequação e da criação dos meios e das condições objetivas e subjetivas. Devemos observar que a instrumentalidade do seviço social não se limita ao mero