Construção, estruturação e gestão das vigilâncias do campo da saúde
Parte III Capítulo 08
Construção, estruturação e gestão das vigilâncias do campo da saúde
1. Retomando O caso de Ana na cidade: o que os olhos não veem, o coração e o corpo sentem, analise:
a) a possibilidade de cada uma das quatro vigilâncias contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, por meio da protocolização da assistência e da melhoria do acolhimento e do vínculo para humanização.
b) a aplicabilidade das melhorias analisadas no item anterior aos serviços de saúde em seu município. O que pode ser proposto e por quê.
2.Qual seria a justificativa para a prioridade atribuída pela vigilância ambiental aos municípios maiores, no que diz respeito ao mapeamento de áreas de solo contaminado?. Relacione os principais argumentos que justificam essa prioridade.
3. Ao longo do Capítulo 8 foi visto que uma função comum a todas as vigilâncias do campo da saúde é a chamada regulação dos riscos. Por que a constituição de sistemas se faz necessária para esse tipo de regulação?
Desenvolvimento da Atividade do capitulo 8
Parte I – elaborada coletivamente pelo aluno-equipe
Questão 1 a) A vigilância em saúde tem um papel de dar um norte para a assistência. Através da prática em saúde pública ela articula, sobre a forma de operações, um conjunto de processos de trabalho relativo a situações de saúde. Essas ações visam prevenir a ocorrência de risco, danos e sequelas e incidentes sobre indivíduos, famílias, ambientes coletivos grupos social e meio ambiente.
Normalmente essas ações dispersas em atividades setorizadas de programas de saúde pública, nas vigilâncias do campo da saúde (sanitária, epidemiológica, ambiental e saúde do trabalhador), no controle de endemias, na educação para a saúde, nas ações sobre o meio ambiente, entre outros, através de ações intra e extra setoriais, para enfrentar problemas continuo, com discriminação positiva, num