Reciclagem profissional
INTRODUÇÃO:
Atualmente, em função das constantes mudanças sociais, econômicas e culturais, devemos reformular a visão de mundo com freqüência. Estamos vivendo o momento de transição da sociedade do conhecimento para sociedade da consciência. Nesse momento o papel que o Assistente Social desempenha perante a sociedade é fundamental, pois ele atua fazendo com que as pessoas percebam sua capacidade de expansão e crescimento, para que aprendam satisfazer suas necessidades e utilize seus próprios recursos, sem ferir e invadir o espaço do outro. É o que mostraremos nesta proposta.
OPORTUNIDADES E AMEAÇAS PRESENTES NO CENÁRIO GLOBAL.
O ser humano diante das mudanças globais precisa ser versátil e rápido para gerenciar o volume de informação que esta exposto e buscar soluções para os desafios que lhes são apresentados, para que assim não fique desatualizado diante das novidades de aspecto tecnológico, social e político.
O Assistente Social diante das mudanças e evoluções encontra oportunidades dentro das seqüelas das questões sociais, ou seja, busca atuação nas áreas das desigualdades sociais e econômicas procurando assim fazer um trabalho eficaz e preventivo. Ameaças também são consideradas dentro deste crescimento, a falta de conhecimento e de buscas de atualizações no âmbito do assistencialismo comprometem o desenvolvimento do trabalho que tende a ser promissor.
O PROFISSIONAL ASSISTENTE SOCIAL E A SUA RELAÇÃO COM OS OUTROS.
O ser humano é um ser social e precisa a todo o momento cuidar de suas relações interpessoais para que assim melhore os seus relacionamentos. Na busca dessa melhora o Assistente Social deve buscar formação profissional, atualizando seus conhecimentos para assim promover um marketing pessoal, destacando e expressando de uma maneira clara suas habilidades ao mercado de trabalho.
A comunicação é uma ferramenta importante no trabalho deste profissional, pois no decorrer de seu trabalho vai