LINGUA PORTUGUESA
Imagine que uma pessoa, ao informar a outra sobre o falecimento de um conhecido, diga: “O Osvaldo descansou dessa vida...”
Sobre essa frase, podemos dizer que:
Escolher uma resposta. a. há uma hipérbole, pois o locutor exagera ao deixar implícito que é possível alguém descansar depois da morte. b. há uma catacrese, pois o locutor usa inapropriadamente a palavra “descansar” por não haver outra mais adequada. c. há uma metáfora, pois o locutor deixa subentendida uma relação de semelhança entre a vida e a morte. d. há um eufemismo, pois o locutor, por meio da expressão “descansou dessa vida”, suaviza o acontecimento e torna a morte menos chocante.
Question 2
Notas: 1
Leia com atenção o seguinte diálogo:
— O patrão ficou nervoso com as nossas reivindicações.
— Pois é, ele não contava com a nossa astúcia.
No 2º parágrafo, há uma relação de intertextualidade com:
Escolher uma resposta. a. uma novela brasileira. b. um programa de entrevistas famoso. c. um filme infantil norte-americano. d. uma série de TV mexicana que fez sucesso no Brasil.
Question 3
Notas: 1
Observe a seguinte frase, dita por um alpinista durante uma expedição que almejava chegar ao cume de uma montanha na América do Sul:
Acho que temos uns cinco dias ainda para chegarmos ao nosso destino.
A palavra destacada é um artigo. Que efeito de sentido ele produz nessa frase?
Escolher uma resposta. a. Depreciação b. Indefinição c. Familiaridade/Intimidade d. Cálculo aproximado e. Intensificação
Question 4
Notas: 1
A partir do que você estudou sobre variação linguística, pode-se afirmar que:
Escolher uma resposta. a. não há nenhuma diferença no modo de falar das pessoas no Brasil. b. a variação linguística acontece apenas no Brasil, pois nos outros países todas as pessoas falam da mesma maneira. c. é impossível compreender a fala de uma pessoa que esteja distante da norma culta. d. na língua