Coliformes Totais e E. coli
Determinação de Coliformes Totais e Escherichia Coli - Método do Substrato enzimático.
1. Objetivo
1.1. Este procedimento descreve o conjunto de ações e matérias para determinação de Coliformes totais e Escherichia coli presentes em águas de superfície, subterrâneas, tratadas para abastecimento público, purificadas para a manipulação de medicamentos, destiladas ou deionizadas, piscinas e minerais, pelo método, substrato enzimático.
2. Referência(s)
2.1. Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater 21º Edição – Método 9223.
3. Definições
3.1. As bactérias do grupo coliformes possuem uma enzima denominada β-galactosidase, que metaboliza a porção nutriente do composto β-d-Galactopiranoside do ONPG, presente no maio cultura, liberando a porção indicadora ortonitrofenol que torna o meio amarelo, caracterizando a presença de Coliformes totais.
3.2. A bactéria Escherichia coli possui uma enzima denominada β-d-Glucoronide que metaboliza a porção nutriente β-d-Glucoronide do MUG presente no meio de cultura, liberando a porção indicadora 4-metil-umbeliferona que torna o meio azul fluorescente quando exposta á luz ultravioleta com um comprimento de onda de 365nm.
4. Interferentes
4.1. Exposição do reagente a umidade, à temperatura de 30°C, abaixo de 4°C e a luz direta;
4.2. Presença de bactérias não coliformes na amostra (Aeromonas ou Pseudomonas) numa quantidade superior a 104 unidades formadoras de colônia/100mL;
4.3. Bactérias heterotróficas em quantidade superior a 20.000 UFC/Ml, pois até este valor o sistema inibidor de bactérias não coliformes (Solanium) inibe o crescimento das mesmas.
5. Técnica de Coleta
5.1. Amostras coletadas em torneiras
5.1.1. Limpar a torneira do ponto de coleta com álcool 70%;
5.1.2. Abrir a torneira, aguardar um minuto e coletar a amostra sem enxaguar o frasco, tomando cuidado para não encostar qualquer objeto do frasco, se possível, evitar conversar