microbiologia
Coliformes fecais
Coliformes totais
O grupo de bactérias determinado coliformes totais são aquelas que não causam doenças, visto que habitam o intestino de animais mamíferos inclusive o homem.
As bactérias do grupo coliforme são consideradas os principais indicadores de contaminação fecal.
O grupo coliforme é formado por um número de bactérias que inclui os generos Klebsiella, Escherichia, Serratia, Erwenia e Enterobactéria.
Todas as bactérias coliformes são gran-negativas manchadas, de hastes não esporuladas que estão associadas com as fezes de animais de sangue quente e com o solo.
As bactérias coliformes fecais reproduzem-se ativamente a 44,5oC e são capazes de fermentar o açúcar.
O uso da bactéria coliforme fecal para indicar poluição sanitária mostra-se mais significativo que o uso da bactéria coliforme "total", porque as bactérias fecais estão restritas ao trato intestinal de animais de sangue quente.
A determinação da concentração dos coliformes assume importância como parâmetro indicador da possibilidade da existência de microorganismos patogênicos, responsáveis pela transmissão de doenças de veiculação hídrica, tais como febre tifóide, febre paratifóide, desinteria bacilar e cólera.
Fonte: darwin.futuro.usp.br
Coliformes
Escherichia coli
COLIFORMES FECAIS NÃO EXISTEM
RESUMO
Os níveis de poluição fecal dos ambientes aquáticos têm sido avaliados bacteriologicamente através do parâmetro Coliformes Fecais. Esse parâmetro tem sido obtido por meio do teste da temperatura elevada. Nesse teste a amostra é semeada em meios de cultura baseados na lactose como fonte de carbono e incubada à temperatura de 44,5 ± 0,2 oC por 24 horas . Essa temperatura é o fator de diferenciação entre os sub grupos fecais (termotolerantes) e não fecais (termosensíveis). Entretanto as últimas pesquisas têm mostrado que esse fator de diferenciação não tem sido suficiente para essa finalidade. A imprecisão desse teste tem levado à assunção do