Relatório de Microbiologia
CURSO TÉCNICO EM ALIMENTOS - INTEGRADO
MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS
ANA PAULA PIGNATEL
PESQUISA DE COLIFORMES TOTAIS, FECAIS E ESCHERICHIA COLI
EM CARNE DE FRANGO
CRICIÚMA, Setembro de 2013
ANA PAULA PIGNATEL
PESQUISA DE COLIFORMES TOTAIS, FECAIS E ESCHERICHIA COLI
EM CARNE DE FRANGO
Relatório referente às aulas práticas, da disciplina de Microbiologia dos Alimentos – D48 do 4º Ano do Curso Técnico em Alimentos do CEDUP.
Professora: Simone Rocha da Rosa
CRICIÚMA, Setembro de 2013
SUMÁRIO
1. MEIOS DE CULTURAS
Os meios de cultura são preparações químicas que possuem em sua formulação, nutrientes necessários para que os microrganismos possam multiplicar-se e assim serem estudados. Os principais componentes dos meios de culturas são as principais fontes de carboidratos e energia, como os açucares, fontes de nitrogênios, fósforo e sais minerais. E existem também meios de culturas que possuem componentes específicos porque são destinados a desenvolver determinados microrganismos, estes são os fatores de crescimento como as vitaminas, aminoácidos e outros.
Existem meios de cultura que permitem diferenciar microrganismos, um dos meios para esse processo é a presença de um indicador de pH, que permite verificar a presença de açúcar no meio, porque ao ser metabolizado, implica a produção de metabolitos que acidificam o meio alterando o pH e consequentemente alteram a cor do indicador de pH.
1.1 AGAR EOSINA Eosina azul de metileno (EMB) é um meio de cultura diferencial que inibe o crescimento de bactérias Gram positivas e indica se a bactéria é fermentadora ou não de lactose. Bactérias fermentadoras de lactose apresentam-se em colônias com o centro preto. Colônias de Escherichia coli são facilmente identificáveis por apresentarem coloração verde metálico no meio EMB.
2. CALDOS
2.1 Caldo Lactosado: Caldo Lactose é usado