Relatório de microbiologia
RELATÓRIO I e II
Isolamento de microrganismos,
Semeadura de bactérias em placas de Petri
E
Coloração de Bactérias
Relatório apresentado a Disciplina de Microbiologia do curso de Biomedicina, como requisito parcial de avaliação.
Novembro/2011
1.INTRODUÇÃO
As bactérias são seres unicelulares aclorofilados, microscópicos, que se produzem por divisão binária. Elas são células esféricas ou em forma de bastonetes curtos com tamanhos variados, alcançando às vezes micrômetros linearmente. As bactérias são pequenas e podem multiplicar-se com rapidez, simplesmente se dividindo por fissão binária.
O isolamento consiste na obtenção de uma cultura pura (colônia isoladas de um único microorganismo, separando-o de outros que se encontram no mesmo material).
Para o cultivo de microrganismos em condições laboratoriais é necessário o conhecimento de suas exigências nutricionais e das condições físicas requeridas. Quando as bactérias e outros microrganismos crescem em meios de laboratórios, dá-se o nome de cultura.
A semeadura dos microrganismos pode ser realizada por:
-Estrias: flamba-se a alça de platina no bico de Bunsen, depois de esfriada, introduz-se a alça no tubo ou placa contendo o microrganismo e retira-se um pequeno inóculo. Introduz-se a alça de platina na placa e desliza-se a mesma em vários sentidos sobre a meio de cultura sólido.
Para que se enxergar as bactérias (que são transparentes), é necessária a utilização de corantes que evidenciam suas estruturas e auxiliam na separação por gênero e espécie. Para evidenciar estruturas gerais, utiliza-se a coloração simples, a qual contrasta apenas o corpo da bactéria. Já para se distinguir estruturas específicas, utiliza-se coloração diferencial, composta por mais de um corante, o que possibilita sua separação em espécies ou cepas. Dentre as