Governança corporativa
Introdução
Governança corporativa tem o objetivo de utilizar o conjunto de instrumento de natureza publica e privada, que incluem leis, normativos expedidos por órgãos reguladores. Ela adota os princípios da transparência das informações, da entidade, da prestação de contas e da responsabilidade corporativa, ajudando na continuidade e no crescimento das empresas ao longo prazo. Portanto esta adoção foca aumentar o valor da sociedade, contribuir para a sua perenidade e facilitar seus acessos às fontes de capitais.
A governança corporativa associam-se princípios éticos básicos e não exaustivos.
Governança corporativa ou governo das sociedades é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. O termo inclui também o estudo sobre as relações entre os diversos atores envolvidos (os stakeholders) e os objetivos pelos quais a empresa se orienta. Os principais atores tipicamente são os acionistas, a alta administração e o conselho de administração. Outros participantes da governança corporativa incluem os funcionários, fornecedores, clientes, bancos e outros credores, instituições reguladoras e a comunidade em geral.
Governança corporativa é uma área de estudo com múltiplas abordagens. Uma das principais preocupações é garantir a aderência dos principais atores a códigos de conduta pré-acordados, através de mecanismos que tentam reduzir ou eliminar os conflitos de interesse e as quebras do dever fiduciário. Um problema relacionado, entretanto normalmente tratado em outro fórum de discussão é o impacto da governança corporativa na eficiência econômica, com uma forte ênfase em maximizar valor para os acionistas. Há ainda outros temas em governança corporativa, como a preocupação com o ponto de vista dos outros stakeholders que não os acionistas, bem como o estudo dos diversos modelos de governança corporativa ao redor do mundo.