COLIFORMES TOTAIS E ESCHERICHIA COLI

2727 palavras 11 páginas
INTRODUÇÃO A água é essencial à vida, o que significa que todos os organismos vivos, incluindo o homem, pois dependem dela para sobrevivência. Cerca de 97,4% da água do planeta está presente nos oceanos e mares, 2% está armazenada nas geleiras e apenas 1% está disponível para o uso, armazenada nos lençóis subterrâneos, lagos, rios e na atmosfera. Mas é fundamental que os recursos hídricos apresentem condições físicas e químicas adequadas para utilização pelos organismos. Um dos grandes problemas ambientais da atualidade é a qualidade da água, que tem sido intensamente deteriorada em países desenvolvidos e em desenvolvimento, apresentando, desta forma, um risco potencial de comprometimento à saúde e ao bem-estar do homem. Certamente, o melhor método de assegurar água adequada para consumo consiste no desenvolvimento de políticas de proteção, evitando as contaminações que podem ocorrer e a exposição das pessoas a riscos de doenças. A água usada para abastecimento doméstico deve apresentar características sanitárias e toxicológicas adequadas, deve estar isenta de organismos patogênicos e de substâncias tóxicas, para prevenir danos à saúde e favorecer o bem estar das pessoas. As doenças transmitidas pela água são responsáveis por mais da metade das internações hospitalares no Brasil e por quase a metade das mortes de crianças até um ano de idade.
OBJETIVO
O presente trabalho objetivou-se em descrever a Técnica dos Tubos Múltiplos e quantificação pelo NMP Número Mais Provável. Estas análises nos permitem de detectar e quantificar a presença/ausência do grupo Coliformes, sejam eles Totais ou Termotolerantes (Fecais) em uma determinada amostra, observadas no laboratório de Microbiologia da UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso)

COLIFORMES TOTAIS E ESCHERICHIA COLI
PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS:
No dia 12 de Maio de 2013, a turma de engenharia ambiental da UFAM - Universidade Federal do Amazonas realizou uma visita na UFMT – Universidade

Relacionados