CSMA/CA
CSMA/CA – Collision Avoidance
Fernando Henrique Tavares Araújo
Philipe Lopes Sousa
São Paulo
20/09/2013
PREVENÇÃO DE COLISÃO – CSMA/CA
Collision Avoidance, ou Múltiplo Acesso com Verificação de Presença de Portadora com prevenção de colisão, assim é conhecido o CSMA/CA. Primeiro vamos entender como funciona o CSMA/CD, que trabalha de forma semelhante ao CSMA/CA.
Collision Detection, ou Múltiplo Acesso com Verificação de Portadora e Detecção de Colisão. Esse protocolo gerencia o tráfego da rede. Vamos imaginar o cenário de uma “via de mão dupla”, poderão ocorrer colisões entre os veículos que estão na via por diversos motivos. Assim pode ser em uma rede Ethernet, durante o tráfego de dados pode haver colisões entre os pacotes. A função do CSMA/CD é reduzir e relatar esses problemas na rede. Acontecendo uma colisão durante o processo em que uma estação está transmitindo dados para outra, o CSMA/CD anuncia que houve a colisão, interrompe a transmissão de dados para evitar colisões sucessivas e após um período volta a transmitir.
Evitar a colisão é a principal característica que diferencia o CSMA/CA do CSMA/CD. O CSMA/CA verifica o meio de transmissão, e estando livre para tráfego, o pacote é enviado. Quando o meio de transmissão está ocupado, ele faz a origem esperar até que o meio fique livre. Ainda sim, não se pode afirmar que os dados foram entregues corretamente. Se a estação de destino não enviar o aviso de ACK (Acknowledgement), a origem envia novamente o pacote.
Antes de serem enviados os pacotes, a estação de origem envia um quadro chamado RTS (Request to Send), é um quadro de controle que informa a duração de tempo da futura transmissão. O destino então responde o RST com outro quadro, conhecido como CST (Clear to Send), informando que o meio de transmissão está limpo para receber dados, após o processo de transmissão de dados, então é enviado o ACK para a origem confirmando o