Protocolos de acesso ao meio
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE CARUARU
SUMÁRIO
1.0 - INTRODUÇÃO, 3.
2.0 - Protocolos de acesso ao meio físico, 4.
3.0 – Acesso Baseado em Contenção, 4.
4.0 – Protocolo CSMA, 5.
5.0 - Protocolo CSMA com Prevenção de Colisão (CSMA/CA), 5.
6.0 - Protocolo CSMA com detecção de colisão (CSMA/CD), 5 e 6.
7.0 – Diferença entre CSMA/CA e CSMA/CD, 6.
8.0 – Domínios de Colisão, 6 e 7.
9.0 – Domínios de BroadCast, 7.
10.0 – Funcionamento do Switch, 8.
11.0 - Conclusão, 9.
12.0 - Referências, 10.
1.0 – INTRODUÇÃO
Neste documento será apresentado resumidamente alguns tópicos sobre os Protocolos de Acesso ao Meio, Domínios de Broadcast e Domínios de Colisão e logo depois uma breve explicação do funcionamento de um Switch. A partir desse trabalho acadêmico algumas dúvidas e conclusões podem ser tiradas.
2.0 – Protocolos de acesso ao meio físico Atualmente existe um conjunto de protocolos de acesso ao meio físico e as implementações desses protocolos destinam-se viabilizar o transporte de pacotes de uma estação para outra num único segmento de rede. É desta forma que a grande maioria dos pacotes será recebido por quem envia sem alterações no conteúdo. As implementações destes protocolos definem o endereçamento que distingue cada uma das estações de uma rede. O endereçamento das estações é implementado no hardware de cada Placa de Rede. Em cada pacote enviado através da rede é acrescentando um cabeçalho MAC (Medium Acess Control) contendo o endereço da Placa de Rede e da estação destino, indicando desta forma a origem e o destino do pacote.
3.0 – ACESSO BASEADO EM CONTENÇÃO Numa rede baseada em contenção não existe uma ordem de acesso e nada impede que uma ou mais estações transmitam