Controle de acesso ao meio por revezamento
Lucas Pedro CrestaniUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
Resumo. Este artigo descreve de forma simplificada o protocolo por revezamento, o qual é um dos três tipos existentes de protocolo de acesso ao meio. Foram estudas as características, vantagens e desvantagens dos dois principais tipos de protocolo de revezamento: o protocolo por seleção (polling) e o protocolo de passagem por permissão (token).
1 Introdução
A camada de enlace, a qual é uma das sete camadas do modelo OSI, tem como função realizar os controles de fluxo e erro que chegam através da camada física. Desse modo, a camada física é transformada de um meio bruto de transmissão para um link confiável.
Existem duas categorias de enlaces: enlace ponto-a-ponto e enlace broadcast. Na camada ponto-a-ponto a comunicação ocorre apenas nas extremidades do enlace, ou seja, destinatário e receptor. Já o enlace broadcast todos os dispositivos contidos na rede utilizam um mesmo canal de transmissão. Para regularizar a transmissão desse canal são utilizados os protocolos de acesso múltiplos.
2 Protocolos de acesso múltiplo
Os protocolos de controle de acesso múltiplos ou Media acess control (MAC), os quais estão localizados na camada de enlace de dados, são aqueles que regulam a transmissão pelos canais compartilhados de broadcast. Ou seja, organizam o modo como cada nó contido na rede do tipo broadcast utiliza o canal de comunicação. Define-se como nós as máquinas conectadas a rede (hosts) e aos roteadores.
Os protocolos de acesso múltiplos são divididos em três grupos. São eles:
- protocolo de divisão de canal;
- protocolo de acesso aleatório;
- protocolo de revezamento.
A seguir será estudado o protocolo de revezamento e seus principais tipos.
3 Protocolos de revezamento
Esse protocolo permite o revezamento entre os nós da rede, possibilitando que todos transmitam seus dados. Para tanto, o canal de transmissão é ocupado por um nó durante um