Trabalho de Vitaminas
CAMPUS URUGUAIANA
CURSO DE FARMÁCIA
VITAMINAS
Uruguaiana, Novembro de 2012.
INTRODUÇÃO A VITAMINAS
As vitaminas são nutrientes importantes para o nosso organismo. São de extrema importância para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente, porque ajuda a evitar muitas doenças. Elas não são produzidas pelo organismo e, portanto, devem ser adquiridas através da ingestão de alimentos (frutas, verduras, legumes, carnes etc). A falta de vitaminas pode acarretar em diversas doenças (avitaminoses).
O organismo humano pode promover a síntese de algumas vitaminas, necessitando, no entanto, do suprimento alimentar. As necessidades vitamínicas, em condições normais, são pequenas, em virtude de suas funções no metabolismo celular, que é de natureza catalítica. Os homens e os animais dependem de fontes externas de vitaminas e, consequentemente, qualquer interrupção do suprimento causa distúrbio no metabolismo. As necessidades vitamínicas variam especifica e quantitativamente em função de diversos fatores, tais como sexo, idade, peso, altura, necessidades calóricas e diversos estados fisiológicos como exercício, gravidez, lactação e evolução biológica. As vitaminas constituem um grupo de substancias orgânicas de composição química e funções biológicas diversas, que são fornecidas em pequenas quantidades na dieta. Elas são agentes essenciais ativos para manutenção das funções biológicas, podendo ocorrer em natureza como tal ou sob forma de precursores, provitaminas, que são ingeridas com os alimentos.
As vitaminas são classificadas pela sua solubilidade em: hidrossolúveis (C, tiamina, riboflavina, niacina, B6, folato, biotina, ácido pantotênico, vitamina B12) e lipossolúveis (A, D, E, K).
Abaixo uma tabela com um resumo das principais vitaminas:
VITAMINAS EM ALIMENTOS
Perdas de vitaminas em alimentos:
A partir do momento da colheita, todos