relatorio visita tecnica ao laboratorio de analises clinicas
O que é hanseníase?
A hanseníase, conhecida oficialmente por este nome desde 1976, e uma das doenças mais antigas na historia da medicina. E causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: uma paralisia que ataca pele e os nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Não e, portanto, hereditária.
Com o período de incubação que varia entre três e cinco anos, sua primeira manifestação consiste no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo. Placas caroços, inchaço, fraqueza muscular e dor nas articulações podem ser outros sintomas. A doença tem um passado triste, de discriminação e isolamento dos doentes, que hoje já não existe e nem e necessário, pois a doença pode ser tratada e curada.
A maioria da população adulta e resistente a hanseníase, mas as crianças são mais susceptíveis, geralmente adquirindo a doença quando há um paciente contaminante na família. O período de incubação varia de 2 a 7 anos e entre os fatores predisponentes estão o baixo nível sócio econômico, a desnutrição e a superpopulação domestica. Devido a isso, a doença ainda tem grande incidência nos países subdesenvolvidos.
Transmissão
A hanseníase pode ser transmitida por contato físico, mas e normalmente propagada pelas vias aéreas, após contato freqüente com a pessoa doente, ou seja, não basta uma conversa ou um encontro eventual para pegar a doença. E mesmo necessário convívio intimo e prolongado com os doentes. Para você ter uma idéia, uma pessoa e considerada suspeita de possuir Hanseníase após um contato mínimo de 5 anos com o individuo doente. Isso geralmente acontece quando o doente faz parte da família e mora na mesma casa.
Isso mostra que nem todas as pessos que entram em contato com o Bacilo de Hansen contrem a doença. A bactéria penetra com freqüência no organismo humano, mas e eliminada, já que a maioria dos indivíduos tem algum grau de resistência.